quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Familia


E que diabos viemos fazer todos juntos no mesmo grupo de sangue e matizes, senão aprimorarmos a arte do "conviver" com quem geralmente temos mais discordâncias? Há o pressuposto de se tolerar e tentar entender (e fingir que conseguiu) seu pai e sua mãe porque são simplesmente seu pai e sua mãe, os dois únicos responsáveis por sua presença e existência. De se respeitar ainda que forçosamente, ainda que com razão, os pontos de vista mais absurdamente ultrapassados que eles possam ter. De se dar razão só pra eles se sentirem donos da verdade. De se mostrar submisso a qualquer pedido ou ordem, e de se mostrar conivente com as decisões que eles tomam... porque são simplesmente seu pai e sua mãe.
Seus irmãos.. ahhhh se eu pego quem inventou essa porra de irmão! kkkk Irmão é o cara que vc não escolheu e que surgiu alí do teu lado, que vc é obrigado a aceitar por respeito aos seus pais. (Eu não tenho irmão, mas tenho duas irmãs mais novas, e uma delas é portadora da habilidade de enlouquecer e irritar a Maya). É a pessoa que te tira do sério, com quem vc troca adjetivos ultrajantes e realmente se dá ao luxo de extravasar, quando um dos genitores esguela um "PAREM DE BRIGAR, VCS SÃO IRMÃOS!!" Hellooooo, eu nunca iria arremessar um tenis na cara de outra pessoa que não fosse minha irmã, ou mesmo prensar com o pé contra a parede até a pessoa apagar.. eu seria presa, imagina! Se eu não puder fazer isso com minha irmã, com quem faria??? ;p
Família é uma coisa engraçada... já conheci famílias de vários tipos, com os mais estranhos elementos, os mais cômicos e diferentes membros, e elas faziam sentido no fim do dia..
Na minha família por exemplo existem situações clássicas: no lado materno, a indecisão, e o talento pra se mudar de ideia é a mais marcante. Desde pequena vivia na incerteza sobre o churrasco de domingo, ou a ida a fazenda... seria no sábado pela manhã, mas na noite de sexta alguém telefonou pra alguém e mudaram pra sábado a tarde, e acabamos saindo pela manhã mesmo após decidido que nem haveria mais a tal ida, e logo após que deveríamos ir right away! Os fins de ano são decididos no dia 31 mesmo, ainda que maior parte da família imagine que já está tudo certo desde o meio de Novembro. A família toda gosta de fazer os gatherings regados a algum tipo de álcool.. a maior parte prefere cerveja (muita cerveja, na verdade... nesse grupo nos resumimos em 4: meu tio Chacho, meu primo Carlos, minha irmã Sheila e eu) e tem ainda os que bebem bem também mas que não estão normalmente presentes nas mais fortes...
Tenho a felicidade de pertencer a uma família com membros muito bem sucedidos, inteligentes, articulados, coerentes, corajosos, de personalidade e que me dão muito orgulho por carregarmos o mesmo sobrenome. Homens de verdade, educados, cordiais, solícitos (1 ou 2, nesse caso), que cuidam do churrasco, da cerveja, do transporte, nos acompanham e raramente nos criticam mesmo quando estamos em papos de "mulherzinha". Mulheres admiráveis, independentes, lutadoras, de mil e uma habilidades, bem resolvidas, profissionais, felizes e realizadas (algumas ainda a caminho), que cuidam da limpeza, dos acompanhamentos, do resfriamento da cerveja e da logística.
Esse breve relato é sobre um curtíssimo período do ano quando estamos todos juntos no verão, na praia. Onde os mais velhos dormem cedo e acordam cedo também, junto com o sol e conosco chegando da balada. Uma gritaria descontrolada quando depois de algumas horas de sol na moleira e cerveja na cachola decidem verbalizar todos ao mesmo tempo sobre assuntos diferentes. Onde o patriarca é respeitado, amado incondicionalmente e tido como máximo exemplo de luta, hombriedade, inteligência, força e glória. Onde as crianças fazem coisas de criança, e alguns adultos também. Onde mesmo os mais desgarrados são acolhidos, ainda que sejam bem porra louca, com todo o respeito e carinho que qualquer outro recebe.
É realmente muito agradável lembrar e falar sobre minha família... me enche de orgulho e saudade, e de satisfação por saber que for some reason, estamos todos juntos nesse mesmo grupo de sangue e de matizes, e que formamos juntos um núcleo muito bem composto de pessoas reais e verdadeiras, de pessoas do bem e de conteúdo, que são o que são e que tem o que merecem!

3 comentários:

Sheila disse...

Very Nice my pretty litlle sister...

Unknown disse...

Lindo texto, tô visitando teu blog toda hora pra ler mais e mais...
Só fiquei na dúvida de quem é a irmã que tem o dom de te enlouquecer, hehehe. Bjo bjo
Letícia Peter

bi disse...

Com esse texto eu concordo... E muito... hihihi
Realmente nossa familia é uma familia onde podemos nos orgulhar de carregar o mesmo sobrenome... Aliás, ambos os sobrenomes...
Pessoas lindas, inteligentes, parceiras, felizes, enfim, muitas outras qualidades...
Me orgulho mesmo de fazer parte dessa familia, apesar de ser muito diferete da maioria, ainda me sinto por dentro de algumas coisinhas... hehehe
Amo todos e sinto muito a falta da todos tambem...
Mas o verao está aí, e logo logo nos reuniremos de novo...
Beijo enorme da caçula... Bi...