terça-feira, 26 de maio de 2009

Rio de Janeirando...


Primeiro aniversário do blog e minha célebre aparição não é pra parabenizar ninguém... Depois de tanto tempo, tantos tópicos considerados, tantas sentadas na frente do notebook, tantas páginas do blogspot que não carregaram, eu vim aqui pra falar sobre a minha espetacular experiência no Rio de Janeiro. Foi uma puta experiência por vários motivos. Primeiro, fui a trabalho... segundo, tive a imensa sorte de conhecer pessoas especiais, que me mostraram a intimidade do Rio, que me proporcionaram a sensação de andar pelas calçadas e lugares que eu só tinha visto pela televisão, e que eu sabia que iam significar algo diferente pra mim. É claro que em muitas das viagens que eu fiz, pude também passar por lugares que eu só tinha visto pela TV e pa. Mas com o Rio foi diferente. Eu sinto um imenso link com aquele lugar. Foi absurdamente alucinante, como na minha viagem da mescalina, que eu senti que fazia de fato parte do mundo, e que existia, em algum lugar, um lugar pra mim, pra me acolher e me fazer feliz, pra me dar vontade de respirar fundo, de sentir vontade de ficar, pra sempre, lá.. EXISTE! E é o Rio de Janeiro. Minhas amigas falam que eu sou exagerada. Eu sou, sou mesmo! E talvez por isso o Rio seja tão peculiarmente especial pra mim. O Rio é um exagero. Exagero de noite, de bares charmosérrimos, simplérrimos ou chiquérrimos, de praias paradisíacas, de pessoas felizes e acessíveis, de atmosfera agradabilíssima, de clima agradabilíssimo, de lugares obscuros de tormentas iminentes... Tive dias sufocantemente deliciosos. Tive o inenarrável prazer de conhecer um homem muito especial, talvez o mais inteligente que eu conheci nos últimos 10 anos, inspirador, admirável. Leva uma vida significante, não só existe e vive.. ele É! Me levou pra conhecer a Lapa como quem leva uma criança a um parque de diversões. Dispersou tempo, atenção, me encantou com cada palavra que disse, cada explanação... me encantou! E não só isso (quem dera), ele me decifrou descaradamente como ninguém nunca fez. Nem eu jamais havia feito tal analise sobre minha reles existência. Na verdade no fundo eu já sabia, mas só soube que já sabia ao ouvir ele falar: "cabecinha de vento". Eu aqui, achando que enganava a tudo e a todos com minhas opiniões sem muito fundamento teórico - mas que pareciam ter.. achando que era suficientemente prolixa e interessada. Esse homem plantou em mim uma puta vontade de aprender... de saber.. Ainda bem que eu tenho o delicioso habito da leitura, e posso substituir biografias insignificantes como a de Tim Maia por um pouco de informação útil, afinal, "a inteligência é o horizonte de um ser" (Ludwig Feuerbach). Eu devo dizer que também por essa razão (quiçá a maior delas), o Rio também me ama como eu a ele. De tudo naquele estado eu só conhecia o litoral sul, e os aeroportos (e o trecho entre eles). Minha irmãzinha caçula mora em Cabo Frio. As vezes que passei por lá, sempre foram especiais. Mas essa... Chega a me fugir a porra do termo!
Eu estou no momento vivenciando uma sensação que nunca tinha sentido antes.. uma depressão ansiosa, um excesso de emoção que ficou enfiada no meu peito e que agora quer sair... Eu prometi a mim, e ao Rio de Janeiro, que volto em breve... e vou voltar sempre...

E pra finalizar, disse lá em cima que não vim parabenizar ninguém.. acabei de descobrir que eu vim sim... Vim parabenizar meu Rio de Janeiro!! E tudo o que ele tem...

4 comentários:

Allès disse...

Uaaauuu!!! O que mais me intrigou neste texto foi que a gente vê pela televisão um Rio violento, feio, sujo. Mas, qdo conheci a galera do Rio, tive outra visão. E agora, quero muito preparar uma trip para o Rio, é obviu, com você minha paixão!!!

Não some da minha vida, você é a referência que preciso pra dar passos, não ousados, mas confiantes.

Beijooos!!

Unknown disse...

Ahhhh fico mto Feliz em saber que o Rio ganhou + uma admiradora..e volte logo simmmmmm......estamos te esperando hehehe....
Já estou organizando a programação kkk......
bjkssssssssssssssssssssss

Ingryd disse...

Hahahaha
Maya vc é mesmo única!!!!Saudades demais daquelas suas aulas malucas...
Eu tb amo o Rio demais! beijosssssss

Unknown disse...

porra Maiara, nao tinha visto teus textos ainda... parabens cara!! Excelentes, e muito bem redigidos!!!
bjaoo