quarta-feira, 28 de maio de 2008




Hoje tava indo trabalhar e cruzei com um garoto andando de skate com fones de ouvido... ele tava se quebraaando em cima do skate, curtindo pra caraleo o som que tava tocando. Me deu uma saudaaaade... comecei a reparar ao redor, e um monte de gente se exercitando, caminhando, correndo, galera de long, de skate, de bike, olhei pra água e surfistas, windsurfers... tirando esses últimos dois que são na água, a maior parte dos outros esportistas tinham fones de ouvido. Cada um lá, ouvindo sua coisinha. Mas o garoto, lá de cima, certeeeeeza que tava ouvindo um hardcore! A trilha sonora pra andar de skate teve várias eras... a era do hiphop old school, ouviamos House of Pain, Body Count, Cypress Hill... isso foi um pouco antes de eu conhecer o hardcore. Meio que junto comigo, entrou a era skatecore... pra mim a melhor de todas, acho que nenhum som combina mais com a sensação de andar de skate do que esse. Sua origem está ligada à marginalização e o estereótipo negativo associado aos skatistas no começo da década de 80, nos EUA. Foi o skatecore que influenciou muitas bandas californianas contemporâneas. Naquela época eu andava ouvindo Green Day (mostly), Bad Religion, NOFX, Circle Jerks, Suicidal Tendencies, The Adolescents, Minor Threat... e dava um gas do cacete!!!
Depois disso, veio a era do RAP. Chegou chegando, e num piscar de olhos só se ouvia rap nos vídeos, nos campeonatos, nos fones de ouvido. Eu curti pra caraleo o som, mas nunca me empolguei pra andar de skate ouvindo rap. Mesmo porque na época tinha muito menos a ver comigo do que tem hoje.
Depois da era do rap, veio a do alternativo... Weezer, The Verve, Smashing Pumpkins... tb curti muuuito, mas não combinava com o skate. Na real nessa época eu já nem andava mais...
Hoje em dia se ouve o que quer, o skate ganhou o parceiro longboard, mais surf, mais zen, mais rápido e evasivo porém com menos manobras... Com a independência que o ipod e o mp3 trouxeram, fica possível escolher sua própria trilha sonora pra dar sua bandinha...
Ainda é automático pensar em skate e ter a sensação de HC na veia... não sei pra vocês mas pra mim é uma puta sensação...

2 comentários:

diário de um mamão disse...

skate na veia e hardcore na moleira

Josie Mendes disse...

Smash Club apresenta:

Show do Larry McCray, em Itajaí.

Add =o)

http://smashclub.wordpress.com/