
Que Propagandhi é uma das minhas bandas favoritas não preciso nem falar, é só me ver ouvindo pra perceber o hardcorianismo genuíno que corre em minhas veias e brota de meus poros (aff). É favorita por muitos motivos. Adoro bandas com músicas inteligentes, que aproveitam a oportunidade de estar em palco, com microfone na mão, pra passar alguma ideia construtiva, alguma cultura, ainda que eu não seja integralmente adepta a elas (as ideias). O Propagandhi é uma banda Canadense, de Winnipeg. Eles são ativistas meeeesmo, sempre encabeçando campanhas contra violação dos direitos humanos, homofobia, racismo, imperialismo, fascismo, capitalismo e religião. Os caras são VEGAN, e é sobre isso que eu quero falar. O Vegan veio da palavra em inglês Vegetarian, mas é muito mais extremista. Os Vegan tem um estilo de vida que evita a exploração, seja ela humana, animal ou do solo. Não ingerem, não vestem, não usam para qualquer outro propósito, NADA que tenha origem animal. Como os vegetarianos, excluem carne, aves, peixe, ovos, leite animal (não-humano) e seus derivados, gelatina, mel de abelhas, etc.de sua alimentação. Não usam couro, lã, seda. Não tomam bebida alcoólica. Não admitem em hipótese alguma que algum animal (ou ser vivo) tenha a finalidade de servir ao homem.
O veganismo não tem nada a ver com religião, qualquer um pode ser vegan, assim como qualquer um pode ser vegetariano. Não é uma seita, não é um grupo anarco-extremista. Todos os integrantes do Propagandhi (Chris, Todd, Jord e Beaver) são ateus e são Vegan. "Todos nós somos vegetarianos (mais especificamente, vegan), o que significa que nós fazemos o melhor para viver sem essa coisa cruel e insana do capitalismo." Chris Hannah – guitarra e voz.
Eles não são gays, como eu imaginava. Olha o que Chris disse também em uma entrevista: "As pessoas são diferentes. Ao passo que as pessoas estão procurando por alguém que flutue o seu barquinho, está tudo bem por nós. Nós apoiamos totalmente o movimento gay e lésbico." São pessoas de conceitos e valores bem definidos e bem embasados. Pessoas livres e autênticas. Inteligentes. Musicalmente geniais. São completamente diferentes de mim, mas eu admiro enormemente essa banda, e é uma das minhas Top sem sombra de dúvida. Ainda tão na Fat Wreck Chords, mas tem seu próprio selo, o G7. Acho que vão ficar com a Fat até cumprir o contrato, e mesmo porque, quando ainda eram muito mais ativistas do que músicos (por muito tempo os sermões durante os shows duravam mais do que as musicas), o Fat Mike apostou nos caras e selou o Propagandhi. O album Today´s Empires Tomorrow´s Ashes é meu favorito. Na foto o baixista Todd Kowalsky no show na Outs em SP ano passado!
2 comentários:
Atualizadíssimo!!!
Mayara blogueira do momento!!
Hey, essa história de Vegan e Vegetarianos sempre geram grandes discussões, por falta de conhecimento.
É muito bom saber mais sobre estes estilos de vida!
Dalhe Maya!!!!
Beijão!!
E dá-lhe amiga escritora poeta!!!
Vegan...Mais uma coisa que hoje e sei...Obrigada! beijooooo
Postar um comentário